22/02/2015

Perdão

O perdao é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferencas, erros ou fracassos.

Durante a nossa vida causamos transtornos na vida de muitas pessoas, porque somos imperfeitos.

Nas esquinas da vida, pronunciamos palavras inadequadas, falamos sem necessidade, incomodamos.

Nas relacoes mais proximas, agredimos sem intençao ou intencionalmente. Mas agredimos.

Nao respeitamos o tempo do outro, a historia do outro.
Parece que o mundo gira em torno dos nossos desejos o outro é apenas um detalhe.

E, assim, vamos causando transtornos. Esses tantos transtornos mostram que não estamos prontos, mas em construção.

Tijolo a tijolo, o templo da nossa historia vai ganhando forma.
O outro tambem esta em construcao e tambem causa transtornos.

E, as vezes, um tijolo cai e nos machuca.
Outras vezes, é o cal ou o cimento que suja nosso rosto.
E quando não é um, é outro.

E o tempo todo nós temos que nos limpar e cuidar das feridas, asssim como os outros que convivem conosco também tem de fazer.

Os erros dos outros, os meus erros, os erros dos outros.
Esta é uma conclusao essencial: todas as pessoas erram.
A partir dessa conclusao, chegamos a uma necessidade humana e cristã:

O perdão.
Perdoar é cuidar das feridas e sujeiras.
É compreender que os transtornos são muitas vezes involuntarios.

Que os erros dos outros são semelhantes aos meus erros. e que, como caminhantes de uma jornada, é preciso olhar adiante.

Se nos preocuparmos com o que passou, com a poeira, com o tijolo caido, o horizonte deixará de ser contemplado. E será um desperdício.

O convite que faço, é que voce experimente a beleza do perdão.

É um banho na alma.

Se eu errei, se eu magoei, se eu julguei mal, desculpe-me por esses transtornos...

Estou em construção !!!

Gabriel Chalita